A missionária Ernestine Horne fundou o Instituto Bíblico Betel em 1935, após iniciar seu ministério evangelizando o sertão paraibano. Com o apoio de outras missionárias como Doris Woodley e Kay MacGuire, o Betel se tornou a primeira instituição teológica protestante da Paraíba.
Em 1968, Lídia Almeida de Menezes assumiu a direção e a instituição passou a denominar-se Instituto Bíblico Betel Brasileiro, expandindo sua atuação para além das fronteiras nacionais. Com a visão missionária a Missionária Lídia deu continuidade à obra educacional, formando centenas de jovens do Brasil e do mundo.
O currículo do Seminário Betel Brasileiro é comprometido com uma teologia bíblica, com ênfase na missiologia, com a formação do caráter cristão enfatizando a prática através do estágio.
Para incentivar a evangelização mundial, foi criado o CENAM – Centro Acadêmico de Missões, que mobiliza alunos e suas igrejas neste propósito.
Por meio do estágio supervisionado, os alunos trabalham com diversas denominações colaborando com evangelização, a plantação de novas igrejas, com educação cristã, discipulado e obras sociais.
Atualmente, os seminários são organizados e supervisionados pelo CETEMIBB – Centro de Educação Teológica e Missiológica do Betel Brasileiro, que conta com 20 seminários/pólos presenciais em regime de internato, semi-presencial, educação a distância e pós-graduação, alcançando várias partes do Brasil e de outras nações.
Hoje contamos com mais de 172 professores, 1040 alunos vindos de 250 denominações e igrejas evangélicas. O Betel Brasileiro já formou milhares de alunos que atuam em todos os continentes como professores, missionários, pastores, tradutores da Bíblia, missiólogos e em ações sociais.
O CETEMIBB tem como propósito glorificar ao Senhor cumprindo a missão de preparar os vocacionados para servirem à Igreja e à sociedade.